Agência contratada pelo PT paga R$ 20 mil de salário a criador de Dilma Bolada
Jeferson Monteiro, o dono da personagem, encabeça lista de
pagamentos da Pepper, a agência que faz guerrilha virtual para o partido
No PT, existem duas Dilmas.
Aquela que preside o país, a Rousseff, de que quase nenhum brasileiro gosta
nestes idos de 2015. E a outra, aBolada, que dois milhões de brasileiros curtem
nas redes sociais. Como Bolada diz: “Sou a Rainha da Nação, a Diva do Povo, a
Soberana das Américas… Sou linda, sou diva, sou Presidenta. SOU DILMA!”. Dilma
Bolada, a caricatura que tem toda a simpatia e toda a verve que tanto faltam à
presidente, é criação do publicitário Jeferson Monteiro. Ele sempre jurou
– J-U-R-O-U – que fazia a personagem por amor. Mas ÉPOCA descobriu que o
publicitário recebe um pixuleco de R$ 20 mil mensais do PT para fazer Dilma
divar nas redes e zoar sem dó os adversários políticos da presidente e do
partido.
As provas estão em documentos
enviados por advogados da agência Pepper Interativa ao Superior Tribunal de
Justiça. A Pepper é uma espécie de agência parapartidária do PT. É usada
para tudo que o partido não pode fazer diretamente em campanhas ou nas redes
sociais – como guerrilha digital a favor do governo e contra os assim
declarados inimigos da causa. A Pepper trabalhou nas duas campanhas
presidenciais de Dilma – Rousseff, não a Bolada – e tem contrato com o PT. Está
sendo investigada no STJ na Operação Acrônimo, em que a PF descobriu evidências
dum esquema de lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo o governador de
Minas, Fernando Pimentel, e operadores do PT. ÉPOCA
já mostrou que a dona da Pepper, Danielle Fonteles, é investigada por
intermediar pagamentos do BNDES para a mulher do governador Fernando Pimentel,
Carolina Oliveira, no período que ele era ministro de Dilma e chefiava o banco.
Dani, como é chamada, usou até contas secretas na Suíça para receber dinheiro,
enquanto pagava faturas de cartão de crédito da mulher de Pimentel.
No ano passado, ÉPOCA
revelou que o criador de Dilma Bolada exigia receber meio milhão de reais da
campanha à reeleição da petista. Num ato pouco amoroso, chegou até a tirar a
personagem do ar, de modo a pressionar a campanha. Depois mudou de ideia.
Quando ÉPOCA revelou o caso, Bolada, ou Jeferson Monteiro, desceu do salto, fez
um barraco, reafirmou que a personagem “não estava à venda” - e não recebeu um
real do tesoureiro João Vaccari, amigo de Dani. A mesada de R$ 20 mil,
intermediada pela Pepper, surgiu logo depois, como “agrado”, nas palavras de um
alto dirigente petista. Começou a ser paga neste ano. O dinheiro sai das contas
do PT, entra na Pepper e segue para a empresa do publicitário. Nesse caso, não
parece haver ilegalidade. Há apenas hipocrisia. É uma relação comercial.
Mas a Pepper não quis explicá-la à ÉPOCA.
Jeferson, tampouco. Apesar das
evidências, insistiu à reportagem que não recebe do PT para manter o personagem
Dilma Bolada. Disse que apenas presta serviços a Pepper. “A Dilma Bolada não está
vinculada a nenhuma empresa ou partido. Não está e nem nunca esteve. Como
já foi dito exaustivamente, as páginas na internet são independentes e não há
nenhuma relação com ninguém para que elas existam ali. O serviço por mim,
Jeferson Monteiro, executado está relacionado à comunicação digital e nas redes
sociais, análise, produção e estratégia de conteúdo para os clientes da
agência”. ÉPOCA pediu um exemplo desses "serviços". Jeferson não quis
dar um só exemplo de cliente ou serviço prestado a Pepper. Dois dirigentes do
PT e um marqueteiro do partido confirmaram à ÉPOCA que cabe a Pepper, com
dinheiro do contrato com a sigla, pagar pelos serviços de Dilma Bolada.
Entre os sites governistas bem pagos, Dilma Bolada tenta ser pelo menos engraçada e popular. Hoje, Jeferson conta com 1.603.243 seguidores no Facebook e 456 mil no Twitter, que se deliciam com as tiradas pagas com dinheiro do PT. “A única preocupação do PSDB e do Aécio hoje é me derrubar da Presidência. Vão trabalhar e aceitem, em 2018 vocês tentam de novo, c...”. Além, claro, de elogios. Quando Dilma brindou com a chanceler alemã Angela Merkel, nesta semana, Jeferson bolou: “Miga, aqui no Brasil a gente brinda com cerveja num copo de boteco mesmo, liga não. Detesto frescura!” ÊTA PRESIDENTA SIMPLES!!!“
Novos documentos obtidos pela reportagem mostram que Danielle, ao se aproximar de petistas, fez fortuna com o dinheiro do PT. Atualmente, a Pepper Interativa tem oito clientes, numa receita mensal na casa de R$ 1,2 milhão. O PT é, de longe, o principal cliente de Danielle. Todo mês o partido paga R$ 530 mil à Pepper, algo como 45% das receitas (declaradas) da empresa. A lista de funcionários da agência, por outro lado, mostra como a operação é lucrativa. Os 61 funcionários da empresa custam por mês R$ 362 mil, uma média de R$ 6 mil por cabeça. O diretor de criação do escritório de Brasília, por exemplo, tem um salário de R$ 11.400. Não é à toa que Dilma Bolada e seus R$ 20 mil mensais são o maior salário da agência do PT. Êta governismo bem pago!
Entre os sites governistas bem pagos, Dilma Bolada tenta ser pelo menos engraçada e popular. Hoje, Jeferson conta com 1.603.243 seguidores no Facebook e 456 mil no Twitter, que se deliciam com as tiradas pagas com dinheiro do PT. “A única preocupação do PSDB e do Aécio hoje é me derrubar da Presidência. Vão trabalhar e aceitem, em 2018 vocês tentam de novo, c...”. Além, claro, de elogios. Quando Dilma brindou com a chanceler alemã Angela Merkel, nesta semana, Jeferson bolou: “Miga, aqui no Brasil a gente brinda com cerveja num copo de boteco mesmo, liga não. Detesto frescura!” ÊTA PRESIDENTA SIMPLES!!!“
Novos documentos obtidos pela reportagem mostram que Danielle, ao se aproximar de petistas, fez fortuna com o dinheiro do PT. Atualmente, a Pepper Interativa tem oito clientes, numa receita mensal na casa de R$ 1,2 milhão. O PT é, de longe, o principal cliente de Danielle. Todo mês o partido paga R$ 530 mil à Pepper, algo como 45% das receitas (declaradas) da empresa. A lista de funcionários da agência, por outro lado, mostra como a operação é lucrativa. Os 61 funcionários da empresa custam por mês R$ 362 mil, uma média de R$ 6 mil por cabeça. O diretor de criação do escritório de Brasília, por exemplo, tem um salário de R$ 11.400. Não é à toa que Dilma Bolada e seus R$ 20 mil mensais são o maior salário da agência do PT. Êta governismo bem pago!
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