APÓS REPROVAÇÃO RECORDE, DILMA PREPARA VOLTA À TV PARA RECUPERAR POPULARIDADE
Ela já andou de bicicleta, saudou
a mandioca e inventou a “mulher sapiens”. Nada disso, porém, deu resultado nem
serviu para tirar sua popularidade do precipício. Agora, em mais uma tentativa
de enfrentar a crise política, a presidente Dilma Rousseff vai tentar mudar a
estratégia de comunicação, investir em conversas pela internet e “humanizar”
sua imagem.
Além de aparecer mais em
programas de TV, Dilma prepara uma ofensiva virtual, a menos de um mês dos
protestos previstos para 16 de agosto contra seu governo. Na próxima semana, a
Secretaria Geral da Presidência lançará o site “Dialoga Brasil”, uma plataforma
que, mais adiante, terá até mesmo um aplicativo para celular. A meta é medir a
temperatura da administração e planejar reações com antecedência.
No auge do distanciamento com os
eleitores de todas as classes, acuada pela crise, com uma Operação Lava Jato
batendo à porta do Planalto e problemas na economia, Dilma recorrerá a um novo
canal para divulgar as iniciativas de sua gestão e, ao mesmo, saber o que a
sociedade pensa sobre elas.
Setenta e três programas de
governo, como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida, serão
submetidos ao crivo da população. Na primeira leva, quatro temas entrarão em
debate: saúde, educação, segurança pública e combate à pobreza. O site terá
ferramentas populares nas redes sociais, como “curtir” e “compartilhar”.
De posse de críticas e sugestões,
ministros responsáveis pelos projetos serão acionados para dar respostas aos
usuários. Enquanto isso, Dilma concederá entrevistas a apresentadores de TV. Em
junho, ela apareceu no Programa do Jô, da TV Globo, e na próxima semana estará
no “Mariana Godoy Entrevista”, da Rede TV! Auxiliares da presidente também
pretendem convencê-la a fazer um giro por programas populares e a voltar a
preparar “omelete” em público – em 2011, logo após eleita pela primeira vez,
ela preparou a receita no "Mais Você", de Ana Maria Braga, na Globo.
Antes reclusa no Planalto, Dilma
vai agora para o enfrentamento político, defendendo sua gestão das denúncias
que pipocam dia após dia, desde que a Operação Lava Jato desvendou um
gigantesco esquema de corrupção na Petrobrás. O plano, porém, não é tratar da
Lava Jato, mas, sim, criar uma agenda positiva para se contrapor à sucessão de
escândalos, que têm impacto direto no governo. Das delações premiadas ao
rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o Planalto,
tudo respinga no gabinete presidencial.
Em conversas reservadas,
assessores contam que Dilma criou sozinha os últimos lances de sua comunicação.
Na tentativa de parecer alheia ao inferno astral que ronda o Planalto há meses,
ela fez uma saudação à mandioca e lançou a “mulher sapiens”, deixando perplexos
até mesmo integrantes do PT. Depois, pressionada, garantiu que não iria cair e
que defenderia o mandato “com unhas e dentes”. No governo, a estratégia foi
considerada um desastre porque, além de tudo, pôs o impeachment na boca da
presidente. (AE)
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