Obama pede que Fifa tenha ‘integridade e transparência’ após escândalo de corrupção

06:53 , 0 Comments


Obama pediu integridade à Fifa, mas não quis se aprofundar em detalhes sobre a investigação conduzida pela Justiça dos EUA 


O futebol conquistou, definitivamente, as atenções dos Estados Unidos da América. Nesta segunda-feira, durante reunião de líderes do G7 na Alemanha, o presidente americano Barack Obama se manifestou pela primeira vez sobre o escândalo de corrupção envolvendo a Fifa, alvo de investigação da Procuradoria de Justiça dos EUA e do FBI, com a prisão de 14 dirigentes de alto escalão e empresários de marketing esportivo. Referindo-se ao “soccer”, nome dado ao esporte nos EUA, como “fonte de incrível orgulho nacional”, Obama cobrou mudanças profundas na entidade máxima do futebol no mundo.

— Em conversas que eu tive na Europa, as pessoas pensam que é muito importante para a Fifa ser capaz de operar com integridade, transparência e responsabilidade financeira — afirmou o presidente dos EUA.

Obama destacou que não poderia se aprofundar em comentários sobre a investigação conduzida pela Justiça americana, que já provocou a prisão de nove dirigentes e ex-diretores de Fifa, Conmebol e Concacaf — sete deles na Suíça, às vésperas da eleição que reconduziu Joseph Blatter à presidência da Fifa. Há ainda outros 25 "co-conspiradores" que não são citados nominalmente, mas permanecem como alvos da procuradora-geral de Justiça Loretta Lynch.

— Acredito que nós devemos ter em mente que apesar do futebol ser um jogo, é também um enorme negócio. É uma fonte de incrível orgulho nacional, e as pessoas querem ter certeza de que ele seja operado com integridade — comentou Obama, deixando claro que os EUA pretendem manter o cerco sobre o esporte que tem virado paixão nacional:
— À medida que os EUA estão ficando melhores a cada Copa do Mundo, nós queremos ter certeza de que um esporte que vem ganhando popularidade seja conduzido da maneira correta.(O Globo)



Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários:

Publicidade