Deputados dos EUA votam a favor da restrição de viagens a Cuba

06:45 , 0 Comments


A maioria republicana do Congresso decidiu bloquear as novas regras que facilitavam as viagens de cidadãos americanos à ilha comunista

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votou nesta quinta-feira a favor da manutenção das restrições a turistas americanos interessados em viajar para Cuba. A decisão configura uma vitória para o Partido Republicano, que possui maioria no Congresso, e impõe mais um revés aos esforços do presidente Barack Obama em reaproximar o governo americano da ditadura comunista. Com a legislação, aprovada por 247 votos contra 176, a oposição bloqueia as regras criadas em janeiro que facilitavam as viagens ao país e permitiam a realização de voos comerciais dos Estados Unidos para a ilha.

A Casa Branca, segundo a agência Associated Press, indicou que Obama vetará a lei votada pelos deputados. Em maio, um levantamento apontou um crescimento de 36% nas viagens de cidadãos americanos à Cuba. Dados oficiais revelam que 51.458 turistas americanos foram a Cuba entre 1 de janeiro e 9 de maio deste ano - em 2014, foi registrada a ida de 37.459 visitantes neste mesmo período. Embora o Departamento do Tesouro expresse publicamente que viajar a Cuba para atividades turísticas continua sendo proibido, as regras que vigoravam desde janeiro haviam facilitado o acesso aos documentos necessários para entrar na ilha.

Companhias que têm feito as viagens para Cuba dizem que agora os turistas só precisam apresentar um "certificado próprio" que indique o propósito da ida à ilha comunista. Os turistas podem alegar que irão ajudar o povo cubano, fazer uma pesquisa profissional, ou visitar a família. Existem doze categorias aprovadas por Washington para que a viagem seja autorizada. Também há a possibilidade de embarcar rumo a Cuba através de um terceiro país - México, Bahamas, Jamaica e as Ilhas Cayman são as escolhas preferidas dos americanos para burlar as restrições do governo americano.


Reaproximação - O Departamento de Tesouros americano removeu, nesta quinta-feira, cinco indivíduos, 53 entidades e um navio da sua lista negra cubana, dando continuidade aos trabalhos de Obama para normalizar as relações entre os dois países.(Veja/Estadão)

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários:

Publicidade