A poderosa atração do planeta futebol - Milionários, bancos, clubes, agentes e jogadores dividem negócio de 146 bilhões de reais

07:55 , 0 Comments


Por Miguel Ángel García Vega, EL País   
                                      
Pepe Samitier (1902-1972) era um meio-campista único. Dava bicicletas, tocava de chaleira e ziguezagueava quando ainda não existiam palavras para definir essas jogadas. Jogador técnico (foi apelidado de homem-lagosta), mas também de pernas fortes, ele era conhecido não só por ter jogado no Real Madrid e no Barcelona, mas por seu lúcido sarcasmo.
A história, e essa Biblioteca de Alexandria da bola que é Alfredo Relaño, diretor do diário esportivo AS, atribuem-lhe uma frase: “Se o futebol fosse um negócio, pertenceria aos bancos”.

Mas se Samitier jogasse atualmente sentiria como a bola e as expectativas giram de forma muito diferente. O futebol – apesar dos golpes como o escândalo de corrupção que explodiu nesta semana na FIFA – é uma indústria que gera expectativa no planeta e 50 bilhões de dólares (cerca de 146 bilhões de reais). A cifra é da consultoria Repucom.


Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários:

Publicidade